sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A arte ninja

A filosofia de vida dos ninjas era chamada de Ninpō (Ninjutsu), envolvendo a adaptação, a liberdade e a perseverança férrea como princípios básicos.

As espadas ninja eram devidamente adaptadas às suas técnicas. A Ninja to possuía a lâmina reta e menor do que uma Katana (espada samurai), permitindo um uso mais junto ao corpo, um ocultamento e transporte mais fáceis. Pórem nem sempre era comum a utilização somente desse tipo de equipamento, sendo a shinobi Katana uma arma também muito popular na época.

Além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas, que eram importantes recursos em suas missões.

Shakens (ou shurikens), as conhecidas "estrelas ninja", também eram utilizadas amplamente. O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua "invisibilidade". O uniforme ninja não era totalmente preto como muitas pessoas pensam, pois o preto se destaca mesmo sendo noite, os tons mais comuns eram azul marinho, marrom escuro, e outras tonalidades escuras, pois os ninjas costumavam trabalhar a noite.

Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores, etc. Tudo para facilitar o trabalho como espião.

Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi. Entre outras vantagens características, as mulheres ninja usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treinamento de combate junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tessen (leque) com lâminas de metal, assim como as das espadas. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações de que precisavam.

Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários. No entanto, alguns clãs shinobi trabalhavam como mercenários e algumas alianças com senhores feudais ocorriam, conforme os interesses políticos do momento.

Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade, luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com correntes e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.

Apesar da tradição de 3000 anos, as primeiras aparições ninja vão ocorrer, no Japão, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos diminuindo e adentrando, novamente nas brumas da história, para renascerem mais tarde, como, durante a Guerra Russo- Nipónica em 1905 e no período que marca a Segunda Grande Guerra (1939-1945). Um registro importante é que, enquanto os samurais ainda procuravam entender a eficiência das armas de fogo levadas para o Japão pelos portugueses, os ninjas de pronto já incluíram essas armas em seu arsenal e passaram a utilizá-las em suas operações, pois haviam conhecido-as pelo intermédio de piratas chineses e japoneses.

Fato é que os ninjas, com a Restauração Meiji, foram integrados às forças policiais e militares do Japão e isso ocorre até hoje, não só no Japão, mas no mundo todo. Com isso, o Ninjutsu já é uma arte marcial espalhada pelo planeta e utilizado em larga escala pelos organismos estatais que necessitam do silêncio e da eficiência em suas operações.

O universo ninja ainda é tema constante na indústria do entretenimento japonês, sendo explorado nos jogos, mangas e animés. Com certeza, o que mais fascina nesses formidáveis guerreiros é o mistério milenar que os cercam.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tipos de dança clássica da Índia

Bharatanatyam


Odissi


Mohiniattam


Kutiyattam


Kathakali


Manipuri


Kuchipudi


Kathak



Dança Indiana



  • A Dança Indiana é uma óptima medida para aquelaes que pretendem trabalhar não só o corpo, mas também as emoções . Além disso, esta modalidade desenvolve a graciosidade e estimula a concentração.
  • Esta práctica oriental milenar, foi-se aperfeiçoando ao longo dos anos mantendo e divulgando a cultura hindu pelo mundo, constituindo-se numa verdadeira filosofia de vida.
  • Variando com os costumes de cada região, a dança clássica indiana divide-se em sete estilos: bharathanatyam, kathak, odissi, manipuri, kathakali, mohiniyattam e kuchipudi.
  • Vale a pena experimentar esta modalidade oriental, pois são bastantes os benefícios que ela proporciona, devido a ser uma dança bastante completa. Por ser uma actividade aeróbica, esta dança favorece o funcionamento do coraçao e aumenta a capacidade pulmonar, bem como exige uma postura correcta, ajudando a alinhar a coluna, logo equilibrando a estrutura óssea. No campo emocional e mental, esta dança ensina-nos muito sobre os sentimentos, possibilitando que se identifique a sua origem e como controlá-los através do pensamento e da respiraçao. A concentraçao também é um elemento essencial nesta arte, revelando-se como grande educadora da mente.
  • Uma das principais lições desta dança é a de vivenciar o presente não de forma superficial, mas sim com toda a observação e calma, sem se ficar a relembrar o passado nem pensando no que pode vir a acontecer no futuro.

domingo, 22 de novembro de 2009

Ucrânia

Eurovisão


Tina Karol (2006)

Andriy Mykhailovych Danylko -Verka Serduchka (2007 )

Ani Lorak (2008)

Svetlana Loboda (2009)