sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Japão











Índia











Índia



  • A República da Índia tem um total de 28 estados na península, assim como as ilhas de Ladamán, Nicobar e Laquedivas. Entre elas, destaca-se o estado de Bihar, de Bengala, de Manipur, ou a capital do estado de Nova Deli. Outras cidades a não esquecer são Mumbai, Calcutá, Madrás, Chennai, Jaipur e Bangalore, todas com inúmeras atracções.
  • O país é o maior produtor mundial anual de filmes para o cinema. A produção cinematográfica local concentra-se em Bombaim, Noida, Madrasta e Hiderabade.
  • A vaca, o macaco e a serpente são considerados animais sagrados, porque de preferência é neles que a divindade se costuma manifestar. A vaca é sagrada porque representa o último estágio da alma no mundo, antes de atingir a divindade, além disso, a vaca é consagrada à deusa do amor e é símbolo da maternidade.

  • A alimentação básica da Índia é constituída por cereais (arroz, trigo, milho, cevada, etc.) e pelas famosas especiarias com poderes medicinais. Os temperos mais utilizados são os Iogurtes e o queijo coalho seco. Apesar de algumas regiões consumirem peixe, galinha e carneiro, grande parte da população é vegetariana. O chá, preparado com açúcar e leite, é a bebida favorita.

Sushi





O sushi é fácil de fazer em casa.

Tudo o que precisa é de alguns utensílios básicos e um pouco de habilidade.
Para começar, vai precisar de:

- Uma taça de água com algumas fatias de limão.

- Uma tina grande com tampa (hangiri) para manter o arroz quente enquanto faz o sushi.

- Uma esteira de bambu (Makisu), para enrolar o sushi.

- Uma faca de aço de boa qualidade.

Os tipos básicos são o cutelo (deba-bocho), faca grande e pesada com uma lâmina triangular e que corta até ao osso; a faca de legumes (nakiri-bocho), mais leve e de lâmina rectangular; e a faca de peixe (sashimi-bocho), comprida, fina e adequada para fazer filetes e para fatiar o sushi enrolado. As pontiagudas são mais populares em Osaka e as de gume cego mais apreciadas em Tóquio.

- Uma toalha molhada, bem limpa.

- Uma espátula (shamoji) para virar ou espalhar o arroz de sushi enquanto arrefece.

- Um abanador (uchiwa) para remover o líquido em excesso e estimular a evaporação. É feito de tiras de bambu cobertas com papel ou seda. Mas um cartão ou uma revista fazem o mesmo efeito.

- Uma tábua de picar (manaita) que pode ser de madeira, plástico ou resina.

- Pauzinhos (sashibi).

- Pinças para retirar as espinhas do peixe.


Modo de fazer:

- Com a faca, corte as algas ao meio sobre a tábua. Enrole-as com a esteira de bambu. Humedeça as mãos com a água de limão, retire um pouco de arroz e forme com ele uma camada sobre a alga, espalhando-o da esquerda para a direita. Humedeça novamente as mãos e limpe-as com a toalha, o que deve ser feito sempre que mexa no arroz.

- Deixe um pouco (cerca de 2,5 cm) de alga nos topos quando espalhar o arroz, com uma ligeira cova no centro. Aqui irá colocar o peixe ou vegetais.

- Humedeça e limpe novamente as mãos. Depois coloque os pedaços de peixe ou vegetais escolhidos na cova. Com muito cuidado, levante o rolo e enrole numa das pontas da esteira até à outra ponta, pressionando ligeiramente.

- Enrole a esteira a partir do outro extremo. O espaço de 2,5 cm que deixou será colado ao outro lado da alga. A seguir, pressione a esteira ligeiramente no centro, deslizando as mãos para os lados. Com cuidado, retire a esteira e pressione os extremos da alga para colá-los bem.

- Para servir, use uma faca afiada. Corte três ou quatro pedaços criando círculos recheados com peixe e/ou vegetais.

Quando tiver mais experiência, poderá seguir o exemplo dos chefes de sushi, inventando a sua própria assinatura na formação do sushi. Cada um tem uma forma diferente e muito particular de enrolar o seu sushi.


Mapa Mundo